ONU defende ensino da história da África em todos os níveis escolares

Ouvir /

Medida seria importante para combater preconceitos e estereótipos contra descendentes africanos; em debate promovido pela Unesco, especialistas ressaltaram que projeto precisa estar nos currículos nacionais.

Escola no Mali. Foto: © ONU/Marco Dormino

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, promoveu esta sexta-feira na sede da ONU, em Nova York, um debate sobre ensino do património africano.

Para a Unesco, ensinar a história da África em todos os níveis do sistema educacional é importante para combater preconceitos raciais e estereótipos contra descendentes.

Brasil

A discussão abordou como a História Geral da África pode ser uma disciplina incorporada aos currículos nacionais. O vice-embaixador do Brasil junto à ONU, Guilherme Patriota, participou do debate e falou que o país já caminha neste sentido.

"Começou no ensino fundamental e depois evoluiu para o ensino universitário. As escolas públicas são, por lei, obrigadas a incorporar o ensino da história africana nos currículos. Há ainda uma dificuldade de implementação da lei. 20% mais ou menos das escolas conseguem implementar a lei de uma maneira satisfatória, porque há déficit de material educativo apropriado e há déficit de professores que sejam adequadamente preparados para ensinar."

Cidadania

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, destacou que "África é o berço da humanidade" e por isso, entender a história do continente ajuda a promover a cidadania global.

Bokova pediu que a "história africana não seja negligenciada", por ser uma história que "deve ser motivo de orgulho para toda a humanidade".

O projeto da Unesco também busca contribuir para a inovação do ensino de história nos países africanos e diásporas, com a elaboração de material de estudos sobre a escravidão para escolas primárias e secundárias.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031