ONU apoia plano que cria padrões de resiliência para hoteis na Ásia e Pacífico

Ouvir /

Anúncio foi feito nesta quarta-feira; cerca de 80% dos desastres mundiais ocorrem na região.

Imagem aérea da destruição da costa da Indonésia, entre as cidades de Banda Aceh e Meulaboh, causada pelo tsunami no Oceano Índico em 26 de dezembro de 2004. Foto: ONU/Evan Schneider.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Foi anunciado nesta quarta-feira um plano para o desenvolvimento de padrões de gerenciamento do risco de desastres para a indústria de hoteis na Ásia e no Pacífico.

O projeto é apoiado pelas Nações Unidas. Cerca de 80% dos desastres mundiais ocorre na região.

Turismo

Segundo a chefe do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres, Unisdr, "a indústria hoteleira em áreas propensas a riscos é muito vulnerável" a problemas causados por enchentes, tempestades e terremotos.

Margareta Wahlström afirmou que tais eventos têm "impacto significativo no turismo e no emprego". Para ela, a indústria hoteleira tem um "papel muito importante em encorajar o gerenciamento do risco de desastres a nível local".

Estudo

Um estudo conjunto feito pelo Unisdr, a Associação de Viagem da região, Pata, e a Iniciativa Global sobre Gestão do Risco de Desastres, Gidrm, encontrou interesse no estabelecimento de padrões entre setores de turismo, agências de governo e companhias de seguro nas Filipinas, Indonésia, Tailândia e Maldivas.

O trabalho foi conduzido para a Iniciativa Hotel Resiliente que busca desenvolver padrões internacionais para hoteis e resorts. O objetivo é ajudá-los na redução dos riscos de negócios e destinos turísticos em relação a perigos naturais e tecnológicos.

Outra meta é demonstrar o nível de preparação e segurança de suas instalações para clientes em potencial, seguradoras e investidores.

Sendai

Para Wahlström, o relatório mostra que "há uma preocupação com a falta de padrões universais para a gestão do risco de desastres na indústria hoteleira".

Um incentivo seria que seguradoras possam contemplar reduções para hoteis que demonstrem estar investindo em resiliência a desastres em conformidade com a Plataforma de Sendai para Redução do Risco de Desastres que, segundo ela, foi "adotada com entusiasmo por governos da região".

Segundo a chefe deste Escritório da ONU, os padrões serão desenvolvidos no fim deste ano.

Leia Mais:

Assembleia Geral da ONU endossa plano global para redução do risco de desastres

Ban diz que redução do risco de desastres deve fazer parte da agenda pós-2015

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031