ONU: ambiente global não propiciou “processo eleitoral inclusivo” no Burundi

Ouvir /

Declaração preliminar é da Missão de Observação Eleitoral da ONU que  aponta que cenário não permitiu pleito livre  e em credível; em 21 grupos, observadores da organização  verificaram o pleito burundês.

Soldado em frente a um posto eleitoral no Burundi. Foto: Menub

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão das Nações Unidas de Observação Eleitoral no Burundi, Menub, declarou que o dia da eleição presidencial foi relativamente pacífico e conduzido de forma adequada no Burundi.

Uma nota divulgada esta segunda-feira, em Nova Iorque, pelo porta-voz do secretário-geral Stephan Dujarric frisa entretanto que o ambiente global não foi propício para um “processo de eleição, inclusivo, livre e credível”.

Candidatos

A declaração preliminar segue-se ao pleito de 21 de julho, que teve como concorrentes o atual presidente Pierre Nkurunziza e três candidatos da oposição. A Menub acompanhou o processo com 21 equipas.

A missão defende que, na maioria dos locais, os burundeses foram pacificamente às urnas para depositar os seus votos.  As atividades eleitorais nos locais verificados “tiveram procedimentos amplamente seguidos”.

Organização

A Menub considera que o apuramento para as eleições municipais e provinciais em locais observados foi realizado de “forma expedita ainda que desorganizada”.

Mas missão disse  observar um ambiente de profunda desconfiança entre campos políticos opostos, além de destacar que as partes não chegaram a acordo sobre um calendário eleitoral consensual.

A nota sublinha que as liberdades de expressão, de reunião e de associação, condições essenciais para o exercício efetivo do direito de voto, continuam a ser severamente prejudicadas. A liberdade de imprensa também continua severamente restringida no Burundi, segundo a Menub.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031