OMS lança plano de financiamento para novo objetivo de saúde global

Ouvir /

Agência da ONU quer garantir vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas de todas as idades; assunto será tema de debates na Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento na Etiópia.

OMS lança um plano de financiamento para uma cobertura de saúde universal. Foto: OMS/M. Moyo

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, está a lançar um plano de financiamento para uma cobertura de saúde universal e para aumentar o investimento internacional.

A iniciativa ocorre no momento em que líderes mundiais estão reunidos, a partir desta segunda-feira, na 3ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, em Adis-Abeba, na Etiópia.

Progresso

A diretora-executiva da OMS, Margaret Chan, afirmou que "a melhor forma de assegurar um progresso significativo em direção ao novo objetivo de saúde global é fazer com que os países se aproximem de uma cobertura universal de saúde".

Chan referiu que "muitas nações vão precisar de ajuda para gerar os fundos necessários para implementar o sistema".

Ela disse que a Conferência tem como foco fortalecer a cooperação internacional para criar a capacidade nos países em desenvolvimento de melhorar a política de impostos, de reduzir fraudes financeiras e de combater a sonegação a nível internacional.

Extrema Pobreza

Recente relatório da OMS e do Banco Mundial mostrou que 400 milhões de pessoas no mundo não têm acesso aos serviços essenciais de saúde. Segundo o documento, 6% da população dos países em desenvolvimento acaba entrando na faixa de extrema pobreza por causa dos gastos com saúde.

A chefe da OMS afirmou que "ninguém deve arriscar ruína financeira porque precisa de tratamento de saúde". Ao mesmo tempo, Chan declarou que "ninguém pode ter negado qualquer serviço de saúde porque não tem condições de pagar pelo tratamento".

Na Conferência, a Organização Mundial da Saúde vai pedir à comunidade internacional que fortaleça a cooperação com os países de média-baixa e baixa rendas.

A meta é combinar recursos domésticos e externos que irão fornecer os fundos necessários para solidificar os sistemas de saúde dessas nações.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031