No aniversário de independência da Somália, ONU celebra progressos

Ouvir /

País tornou-se independente há 55 anos e representante especial do secretário-geral reconhece esforço pela reconstrução e estabilização do país; Nicholas Kay vê avanços no processo de formação do Estado.

Mulher anda pelas ruas de Mogadíscio. Foto: ONU/Tobin Jones

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

A Somália comemora nesta quarta-feira, 1 de julho, os 55 anos de sua independência. O representante especial das Nações Unidas no país parabenizou a população e o governo pelo aniversário e elogiou os esforços realizados para superar "duas décadas de instabilidade".

Nicholas Kay também reconhece os progressos da Somália no processo ainda corrente pela construção da paz e do Estado. Numa nota a celebrar a independência, o representante destacou que o povo somali merece "aplausos pelo esforço em reconstruir um país mais estável".

Legislação

Entre os avanços, Kay citou as reformas constitucionais e o estabelecimento de um processo legislativo "essencial" para o país. Sobre o processo de formação do Estado, ele elogiou o estabelecimento de várias instituições de administração interina, como feito em Juba.

Ao mesmo tempo, o enviado da ONU para a Somália explicou ser urgente completar a criação de instituições como a Comissão Nacional Independente Eleitoral.

Violência

Sobre o combate ao extremismo violento, Nicholas Kay elogiou a "coragem e os sacrifícios do Exércio Nacional da Somália, da Força de Polícia Somali e da Missão da União Africana no país, pelo esforço em restaurar a segurança local.

No dia da independência do país, o enviado das Nações Unidas também afirmou ter expectativas para uma transição política tranquila em 2016.

Leia Mais:

Nações Unidas condenam ataques terroristas na França, Tunísia e Kuwait

Programas de mais de US$ 100 milhões vão apoiar recuperação somali

Ocha precisa de quase US$ 19 bilhões para ajudar civis em 37 países

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031