Negociadores da Líbia aprovam texto de acordo político

Ouvir /

Participantes do processo de diálogo líbio anunciaram no Marrocos que conversas são a única maneira de alcançar a paz e o fim da crise no país; acordo deverá ser assinado nos próximos dias.

“Juntos pela paz na Líbia”, ilustração da Unsmil.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Os participantes do diálogo líbio anunciaram em Skhirat, Marrocos,  que concordaram com o texto do acordo político para o país. Após meses de encontros mediados pela ONU, o anúncio foi divulgado pela Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia, Unsmil, na noite de quinta-feira.

Os representantes do país "reconhecem a profunda crise de segurança, política e humanitária" em vigor e "a urgência de serem tomadas as decisões apropriadas pelo fim da violência e das divisões" na Líbia, incluindo o combate ao terrorismo.

Transição

Para os negociadores, o acordo apresenta "uma visão clara para o período de transição, até que a Constituição seja adotada, de maneira que todos os políticos líbios participem do processo".

O comunicado explica que o trâmite para a aprovação do acordo deve ser iniciado nos próximos dias no Marrocos. Após a implementação do acordo, devem começar os trabalhos para a formação do governo nacional.

Os negociadores líbios também pedem que as Nações Unidas e a comunidade interncional continuem fornecendo apoio, para que o país consiga sair da crise.

Leia Mais:

Total de pessoas desalojadas na Líbia dobrou desde setembro

Enviado acredita que acordo sobre a Líbia poderá ser alcançado em breve

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031