Moçambique: Associação Progresso vence Prémio de Alfabetização da Unesco

Ouvir /

ONG vai receber US$ 20 mil, um diploma e uma medalha da agência da ONU; impacto na alfabetização em idiomas locais, uso de pesquisas, formação e envolvimento de comunidades valeram a distinção com Prémio Rei Sejong.

Moçambique recebe prémio de alfabetização. Foto: Unicef Moçambique

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Associação Progresso, de Moçambique, foi confirmada como vencedora do Prémio Unesco de Alfabetização Rei Sejong. Com o reconhecimento, a ONG deve receber US$ 20 mil, um diploma e uma medalha.

Na mesma categoria dos Prémios Internacionais de Alfabetização, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura distinguiu o Instituto Nacional de Educação do Sri Lanka.

Línguas Locais

Sobre a premiação da entidade moçambicana, a Unesco destaca a eficácia na alfabetização em idiomas locais, que é considerada um trampolim para a igualdade de género do programa em línguas moçambicanas.

O anúncio, divulgado esta quarta-feira, realça os “bons resultados alcançados com base nos padrões e em pesquisas internacionais”, na formação de facilitadores e no envolvimento comunitário para conceber, acompanhar e melhorar a sua prestação.

O Prémio Unesco de Alfabetização Confúcio vai para a Plataforma de Associações do Asama e Pós-Asama de Madagáscar. O Colégio para Adultos de Valparaíso do Chile também foi premiado nesta categoria, ao lado da Associação Svatobor da Eslováquia.

Dia Internacional

Os cinco prémios serão entregues nas celebrações do Dia Internacional da Alfabetização a 8 de setembro, em Paris. O tema deste ano é "Alfabetização e Sociedades Sustentáveis”.

Na escolha dos laureados, o júri internacional de premiação foi orientado pelo mesmo tema. A Unesco defende haver ligações vitais entre a alfabetização e a agenda de desenvolvimento sustentável, a ser adotada pela ONU este ano.

Após aprovar a proposta dos vencedores, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova,  disse que “mulheres e homens de todo o mundo precisam de alfabetização para se encarregarem das suas vidas”.

A chefe da agência  considerou a alfabetização “indispensável para sensibilizar e reunir a participação das bases nos esforços necessários para melhorar a forma como se cuida do planeta e para gerir os seus recursos”.

Leia Mais:

ONU afirma que apenas 33% dos países atingiram metas de educação global

Dia da Alfabetização com foco no Desenvolvimento Sustentável

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031