Líbia: ONU saúda novo acordo político como "primeiro passo" para paz

Ouvir /

Documento foi assinado no sábado, no Marrocos; para secretário-geral, medida "é uma clara demonstração de vontade política e coragem".

Representante Especial Bernardino León (centro) fala a partes líbias em reunião no Marrocos. Foto: Unsmil

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU expressou apoio à assinatura de um acordo com o objetivo de resolver a crise política na Líbia.

A informação está em nota emitida pelo porta-voz de Ban Ki-moon neste domingo.

Coragem

O Acordo Político Líbio foi assinado neste sábado em Skhirat, no Marrocos, após consultas entre diversas partes envolvidas.

Segundo o comunicado deste domingo, Ban aguarda com ansiedade a "rápida conclusão do pleno acordo e sua implementação".

Para o chefe da ONU, medida "é uma clara demonstração de vontade política e coragem e leva o país um passo adiante na resolução da atual crise institucional e de segurança".

Ainda de acordo com a nota, o secretário-geral pede a todos os líbios que avancem com o processo de transição política, através da formação de um Governo de Acordo Nacional".

Combates

Os combates na Líbia provocaram uma crescente crise. O número de deslocados internos quase dobrou de 230 mil em setembro para mais de 434 mil. Os dados são do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur.

O representante do secretário-geral no país e chefe da Missão da ONU de Apoio à Líbia, Unsmil, celebrou a assinatura do acordo como um "passo muito importante no caminho para a paz".

Em Skhirat, Bernardino León afirmou que através do texto, estão sendo lançadas bases para um "Estado moderno, democrático e baseado no princípio de inclusão, separação de poderes, Estado de direito e respeito aos direitos humanos".

Tanto Ban quanto León confirmaram o contínuo apoio da ONU à população da Líbia, no momento em que o país avança para a construção de instituições e boa governança.

Leia Mais:

Líbia: ONU pede fim dos combates em Benghazi e solução política para crise

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031