FAO preocupada com exposição de crianças aos pesticidas

Ouvir /

Agência da ONU desenvolveu uma guia para as comunidades agrícolas, uma vez que 100 milhões de menores estão submetidas ao trabalho infantil na agricultura; Moçambique em campanha para recolher pesticidas.

Publicação traz também ilustrações. Foto: FAO

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo. 

Cerca de 100 milhões de crianças e adolescentes dos cinco aos 17 anos estão submetidas ao trabalho infantil na agricultura. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho, OIT.

Muitos menores ficam directamente expostos a substâncias químicas tóxicas e para reduzir essa exposição, a OIT e a agência da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, lançaram um guia para reduzir riscos.

Ajuda

A publicação deve ajudar os extensionistas agrícolas de Moçambique a trabalhar com as comunidades rurais e assim, reduzir a exposição das crianças aos pesticidas.

Segundo a FAO e a OIT, os menores têm mais riscos, porque ficam expostas às substâncias tóxicas ao ajudar nas tarefas familiares, a brincar nos campos e até por meio da comida ingerida e da água bebida.

Cuidados

Em conversa com a Rádio ONU em Maputo, o coordenador do Projeto de Remoção de Pesticidas Obsoletos da FAO em Moçambique, Khalid Cassam, explicou a importância do manual ilustrado.

"Nós analisamos e verificamos que é muito mais difícil corrigir um vício do que moldar uma pessoa do zero. As crianças são pessoas ingénuas, facilmente pegam nas coisas e normalmente tudo que pegam querem pôr a boca. É preciso que se eduque desde pequenas a terem cuidado quando estamos a falar de pesticidas. Este manual vai ajudar significativamente para que no futuro possamos minimizar os riscos de contaminação e de intoxicação que temos a nível mundial."

Visual

O especialista da FAO, Khalid Cassam, acrescenta que as ilustrações permitem uma melhor percepção da mensagem de texto contida no manual. 

"É um manual que tem uma parte didática. Está dividido em três módulos. O primeiro módulo visa mostrar como as crianças estão expostas ao pesticidas, quais os riscos para a saúde e porque as crianças são especialmente vulneráveis. Depois como minimizar estes riscos. Portanto, para além de texto, tem imagens que ilustram a nossa  prática do dia-dia, no campo, nas nossas casas quando aplicamos os pesticidas."

O guia está disponível em português, inglês, francês e espanhol e em breve será traduzido para o russo. Segundo Khalid Cassam, Moçambique anunciou recentemente a recolha de cerca 320 toneladas de pesticidas obsoletos.

A campanha deve ser concluída até outubro, onde as empresas e agricultores podem fazer entrega sem pagar.

Leia Mais:

FAO apoia recolha de pesticidas obsoletos e suas embalagens em Moçambique

 FAO alerta para cuidados a ter com pesticidas nos produtos alimentares

 

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031