Enviado à Líbia pede a representantes que apoiem diálogo político

Ouvir /

Bernardino León falou ao Conselho de Segurança e afirmou que uma transição pacífica só terá sucesso com o apoio de um futuro Governo Nacional; segundo representante da ONU, situação no país apenas piora.

Bernardino León no Conselho de Segurança. Foto: ONU/Loey Felipe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Uma transição pacífica na Líbia só será possível com esforços coordenados em apoio ao futuro Governo Nacional de Acordo. Essa é a avaliação do representante especial do secretário-geral no país.

Bernardino León falou esta quarta-feira ao Conselho de Segurança e destacou a importância de garantir a segurança na Líbia, para que os serviços de administração pública possam ser retomados.

Destruição

O representante também disse que a situação no país está a piorar devido à divisão política e à violência. Segundo León, os líbios continuam a morrer e muita destruição já ocorreu.

Na avaliação dele, o Governo Nacional de Acordo pode ser o "único interlocutor durante a crescente ameaça do Daesh", como também é conhecido o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

Apoio

No Conselho, León reforçou o apoio da ONU em garantir a liderança nacional no processo de transição e destacou que a comunidade internacional deve estar pronta para oferecer à Líbia todo o apoio necessário.

O representante declarou que a falta de autoridade no país está a ser explorada por organizações de tráfico humano, refugiados e migrantes, uma vez que muitos utilizam a Líbia como ponto de partida para travessias no Mar Mediterrâneo, na tentativa de chegar à Europa.

Acordo

Bernardino León destacou ao Conselho de Segurança que vários líderes líbios iniciaram, em 11 de julho, um acordo político, após conversas facilitadas pela ONU que ocorreram no Marrocos.

O representante explicou que o acto sinalizou futuras conversas e colocou a Líbia mais perto de acabar com o conflito iniciado há quatro anos.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031