Ecosoc debate nova agenda de desenvolvimento sustentável

Ouvir /

Vice-presidente do Conselho pediu aos representantes de governos que fortaleçam as plataformas para a implementação do documento em setembro; Oh Joon disse que a comunidade internacional "está à beira de erradicar a pobreza".

Reunião no Conselho Econômico e Social da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc, iniciou esta segunda-feira uma sessão de alto nível para debater a nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável pós-2015.

O vice-presidente do Conselho, Oh Joon, disse na abertura do encontro que a "comunidade internacional está à beira da erradicação da extrema pobreza".

Vida Digna

Além disso, Oh Joon afirmou que a comunidade internacional está perto de proporcionar às pessoas mais vulneráveis "uma chance de viver uma vida digna".

Ele pediu aos participantes que fortaleçam as plataformas para a implementação do documento em setembro.

Oh Joon disse que "se os países quiserem "dar o toque final e implementar uma agenda universal, de transformação e com foco nas pessoas, é necessário mudar a forma de pensar".

O vice chefe da Ecosoc explicou que "não é possível continuar fazendo negócio como antes e esperar resultados diferentes".

Responsabilidade

Segundo ele, "o mundo tem a responsabilidade de contribuir para o processo que vai guiar o caminho global de desenvolvimento pelos próximos 15 anos ou mais".

Oh Joon disse que se a comunidade internacional acertar agora, ela consequentemente adotará as medidas corretas para as próximas gerações.

O encontro na Ecosoc coincide com a reunião ministerial do Fórum Político sobre Desenvolvimento Sustentável, que seguirá até 8 de julho.

O objetivo do Fórum é criar um debate entre governos, ONU e parceiros, cientistas e sociedade civil sobre todos os aspectos da implementação da nova agenda de sustentabilidade e pressionar pela erradicação da pobreza global.

Em setembro, os Estados-membros da ONU vão adotar os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, que darão seguimento aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODMs, que expiram no fim do ano.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031