Comissão inscreve 24 novos locais na lista de Patrimônio Mundial da Unesco

Ouvir /

Reunião do Comitê terminou nesta quarta-feira; três áreas foram incluídas a grupos de regiões em perigo; Declaração de Bonn, adotada no encontro, recomenda que a proteção do patrimônio seja incluída no mandato das missões de operações de paz, onde for apropriado.

Caminhos de Santiago de Compostela. Foto: Unesco

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A Comissão do Patrimônio Cultural inscreveu 24 novos locais na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

As novas inscrições levam a 1031 o número de áreas inscritas, em 163 países. O Comitê adicionou ainda três locais à lista de Patrimônio Cultural em Perigo e removeu um local deste grupo.

União pelo Patrimônio

Durante a sessão, que começou em 28 de junho e terminou nesta quarta-feira, em Bonn, na Alemanha, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, lançou a Coalização Global Unite for Heritage, Unir-se pelo Patrimônio, em tradução livre.

O objetivo da campanha é fortalecer a mobilização diante de danos deliberados à herança cultural, particularmente no Oriente Médio.

Operações de Paz

Durante a reunião, a Comissão adotou a Declaração de Bonn, que recomenda que a proteção do patrimônio seja incluída no mandato das missões de operações de manutenção de paz, onde for apropriado.

O documento também pede que a Unesco aumente sua liderança internacional na coordenação da resposta à proteção da herança cultural em casos de conflito armado ou desastres naturais.

Locais em Perigo

A cidade antiga de Sanaa e a velha cidade murada de Shibam, no Iêmen, assim como Hatra, no Iraque, foram incluídas na lista de Patrimônio Mundial em Perigo.

Por outro lado, o Parque Nacional de Los Katíos, na Colômbia, que havido sido incluído em 2009, foi removido do grupo.

A próxima reunião da Comissão do Patrimônio Cultural será em Istambul, na Turquia, entre 10 e 20 de julho de 2016.

Leia Mais:

Unesco lança campanha global em defesa do patrimônio cultural

Unesco vê mais auxilio e preservação de sítios culturais com trégua no Iémen

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031