Cabo Verde e Guiné-Bissau participam de Fórum de Educação da Unesco

Ouvir /

Reunião em Dacar tem como foco cidadania global para países da África Ocidental; ministros de 15 países discutem implementação de metas em sistema educacional em seus países.

Workshop decorre no Dacar, Senegal. Foto: Unesco

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está a promover um workshop sobre "Educação e Cidadania Global para Países da África Ocidental".

A cidade de Dacar, no Senegal, recebe o encontro, que segue até quarta-feira. A proposta da Unesco é apoiar os países africanos do oeste do continente a integrar iniciativas de cidadania global em seus sistemas educacionais.

Ministros

O diretor do escritório da Unesco em Dacar declarou que a proposta é "orientar sobre o conceito, desafios e oportunidades da cidadania global de educação". A partir daí, Akemi Yonemura acredita ser mais fácil estimular a implementação de projetos a nível nacional.

Ministros da Educação de 15 países participam do encontro, incluindo representantes de Burkina Faso, Cabo Verde, Gana, Guiné-Bissau, Mali, Nigéria e Serra Leoa.

Jovens

ONGs com foco nos jovens e no sector de educação e representantes de agências da ONU, como Unicef, também estão em Dacar devido ao workshop da Unesco.

A Unesco lembra que valores, atitude e técnicas de comunicação são importantes para o conhecimento e a formação de novas habilidades. A comunidade académica também presta cada vez mais atenção à relevância da educação para a resolução de conflitos políticos ou sociais.

Desenvolvimento

Segundo a Unesco, a educação também tem papel especial na promoção da paz, dos direitos humanos, da justiça, do desenvolvimento sustentável e para a aceitação da diversidade.

Por isso, a educação para a cidadania global é uma das prioridades da Iniciativa Educação em Primeiro Lugar, lançada em 2012 pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Neste sentido, o papel da Unesco é dar formação sobre o papel da educação para a paz e para o desenvolvimento sustentável.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031