Burundi: relatores querem ação do Conselho de Segurança

Ouvir /

Especialistas em direitos humanos preocupados com a onda de violência, às vésperas das eleições presidenciais; 145 mil civis fugiram recentemente para países vizinhos.

Família sai do Burundi devido à violência. Foto: Acnur/Kate Holt

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Um grupo de especialistas da ONU em direitos humanos está a pedir ao Conselho de Segurança para que tome de imediato uma ação para conter a escalada da violência no Burundi.

Num comunicado conjunto divulgado esta quinta-feira, os relatores mostram preocupação com a quantidade de pessoas que já abandonaram o país: 145 mil. O Conselho discutiu a situação do Burundi há uma semana.

Impunidade

Às vésperas das eleições presidenciais, os especialistas afirmam que "o mundo está a testemunhar o aumento da violência baseada em motivos políticos, num país que tem décadas de tradição de impunidade".

Para os relatores, a comunidade internacional não pode "simplesmente esperar para que atrocidades em massa ocorram antes de agir". Outra preocupação é com o impacto da violência no Burundi na região dos Grandes Lagos.

Violações

A nota destaca que a situação no país já envolveu sérias violações de direitos humanos, como repressão e intimidação da população e detenções arbitrárias. Segundo os relatores, "milícias armadas, com a colaboração de autoridades, estão a exercer violência contra civis".

Para os especialistas em direitos humanos, neste contexto, não é surpresa saber que os resultados das eleições parlamentares de 29 de junho não estão a ser apoiados.

Eleições

Caso o governo decida manter o pleito presidencial neste mês, os relatores acreditam que poderá haver mais confrontos e grande instabilidade no Burundi, com possibilidade da violência se espalhar pela região.

A nota é assinada por sete especialistas da ONU, incluindo o relator para Promoção da Justiça, Pablo de Greiff; o relator sobre execuções sumárias, Christof Heyns; e a relatora sobre Independência de Juízes e Advogados, Gabriela Knaul.

Leia Mais:

Após eleições, Burundi é tema de reunião do Conselho de Segurança

Ban deplora continuação da violência no Burundi

Quase 10 mil civis fugiram do Burundi no fim de semana 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031