Ban saúda resolução do Conselho de Segurança sobre Irã

Ouvir /

Documento determina a retirada de todas as sanções nucleares contra o país e garante inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica para verificar o programa nuclear iraniano.

Conselho de Segurança vota resolução sobre o Irã. Foto: ONU/Devra Berkowitz

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou esta segunda-feira a decisão do Conselho de Segurança em adotar resolução que irá retirar todas as sanções nucleares impostas contra o Irã.

Segundo o porta-voz, Farhan Haq, a resolução 2231 garante também as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, para verificar o programa nuclear iraniano.

Acordo Histórico

A iniciativa segue o acordo histórico alcançado na semana passada em Viena entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia e mais a Alemanha, o chamado E3+3, e o Irã.

O grupo aprovou o Plano de Ação Conjunto Integrado sobre o programa nuclear iraniano, que vai entrar em vigor em 90 dias. No documento, o governo iraniano reafirma que "sob nenhuma circunstância buscará desenvolver ou adquirir qualquer armamento nuclear.

Ban afirmou que a ONU está pronta para fornecer qualquer tipo de assistência necessária para o cumprimento da resolução.

Salvaguardas

O documento esclarece que as salvaguardas da Aiea representam um componente fundamental para a não-proliferação nuclear e encoraja os países-membros a cooperarem com o Irã quanto ao uso pacífico da energia atômica.

O Conselho de Segurança endossou o Plano de Ação e pediu que sua implementação seja feita de acordo com os prazos determinados.

Ele quer também que a Aiea adote as medidas necessárias para verificar e monitorar os compromissos aceitos pelo Irã relacionados ao programa nuclear.

O órgão deixa claro que o governo iraniano deve cooperar totalmente com a agência atômica para responder a qualquer dúvida surgida ou questão pendente.

Leia Mais:

Ban elogia acordo nuclear entre países ocidentais e o Irã

Em Teerão, enviada da ONU discute paz e segurança no Líbano

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031