Ban: número de pessoas deslocadas à força é maior desde 2ª Guerra Mundial

Ouvir /

Alerta do secretário-geral está em mensagem sobre o Dia Mundial da População, celebrado neste 11 de julho; chefe da ONU afirmou que "com aproximadamente 60 milhões de pessoas fungindo de conflitos e catástrofes, mulheres e meninas são particularmente vulneráveis".

Defesa dos direitos das meninas e das mulheres. Foto: Unfpa

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Em mensagem sobre o Dia Mundial da População, celebrado neste 11 de julho, o secretário-geral da ONU fez um alerta: desde o final da Segunda Guerra Mundial não é visto "um número tão grande de pessoas forçadas a fugir de suas casas em todo o planeta".

Ban Ki-moon afirmou que com aproximadamente "60 milhões de pessoas fugindo de conflitos e catástrofes, as mulheres e meninas são particularmente vulneráveis".

Mulheres e Meninas

O chefe da ONU afirmou que extremistas violentos e grupos armados cometem "crimes terríveis" que resultam em "experiências dramáticas, gravidez indesejada e infecções por HIV, entre outras doenças".

No entanto, Ban declarou que "essas mulheres estão longe de serem apenas vítimas: elas têm esperança, planos e potencial para fazerem contribuições importantes para o futuro comum".

No comunicado, ele declarou que é preciso proteger à saúde das mulheres, incluindo a saúde sexual e reprodutiva e, em situações de emergência, tornar prioridade a resposta às suas necessidades.

#ONU70

O secretário-geral defendeu ainda que é necessário promover "continuamente os direito humanos das mulheres" tanto em tempos de conflito como em tempos de paz.

Ele citou o aniversário de 70 anos das Nações Unidas este ano e dar esperança e apoio aos mais vulneráveis.

Ban pediu aos países compromisso com resultados ambiciosos que tornem 2015 um momento para ação global, colocando as pessoas em primeiro lugar, para que elas possam ajudar a construir resiliência, paz e prosperidade sustentável para as futuras gerações.

Leia Mais:

No Dia Mundial da População, Unfpa pede investimento em jovens

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031