Ataques contra abrigos de proteção de civis podem ser "crimes de guerra"

Ouvir /

Homem morreu após levar tiro dentro de local controlado pela Missão da ONU no Sudão do Sul; país também continua a sofrer com surto de cólera, que está a matar crianças.

Boinas azuis da Unmiss observam um local de proteção de civis em Juba. Foto: ONU/JC McIlwaine

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, Unmiss, está a condenar fortemente um ataque contra seu complexo de proteção a civis em Bentiu. Na noite de sábado, homens armados entraram no local pela noite e mataram um homem que ali vivia como deslocado interno.

Segundo testemunhas, os autores do crime vestiam uniformes militares e fugiram pela mata, apesar das identidades dos homens e motivos do ataque ainda não terem sido esclarecidos.

Investigação

A Unmiss continua a investigar este novo ataque contra um local controlado pela ONU e reforça que ações do tipo podem ser consideradas "crimes de guerra".

Num comunicado, a missão destaca que está a sofrer vários ataques de elementos armados, o que compromete a sua habilidade de cumprir o seu mandato da melhor maneira.

Ainda sobre o Sudão do Sul, país que marca quatro anos de independência esta semana, a ONU continua preocupada com o surto de cólera.

Ensinamentos

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, foram reportados mais de 670 casos, sendo que 30 pacientes morreram, a contar com seis crianças menores de cinco anos.

O Unicef está a trabalhar com professores e alunos sobre como prevenir a cólera, uma vez que a doença é transmitida por uma bactéria presente na água ou na comida contaminada.

Numa parceria com o Ministério da Saúde, estão a ser repassadas informações e dicas sobre higiene, em especial a importância de se lavar as mãos com sabão. O Unicef destaca que os estudantes são treinados explicar as medidas aos seus familiares, já que 70% dos adultos no Sudão do Sul não sabe ler ou escrever.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031