Assembleia Geral adota resolução sobre combate ao tráfico da vida selvagem

Ouvir /

Órgão que países tomem medidas para prevenir, combater e erradicar o tráfico ilegal, tanto pelo lado do fornecimento quanto da demanda; Nações Unidas querem leis nacionais mais fortes.

Combate aos tráfico. Foto: ONU/E Darroch

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A Assembleia Geral da ONU adotou nesta quinta-feira uma resolução sobre o combate ao tráfico da vida selvagem. O órgão apela aos países para que "tomem medidas decisivas" para prevenir o problema, tanto por parte da cadeia de fornecimento quanto por parte da demanda.

O pedido é para que sejam reforçadas as leis nacionais sobre prevenção e investigação do comércio ilegal da vida selvagem. Segundo o presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, o problema ameaça espécies, ecossistemas, afeta a vida das comunidades locais e tem impacto negativo no turismo.

Consumo

Pela resolução, os países devem considerar como crime sério o tráfico de espécies protegidas da fauna e da flora, especialmente quando envolvem organizações criminosas.

As nações também precisam aumentar a conscientização da população sobre fornecimento e demanda de produtos com origem em animais selvagens.

Segundo a Assembleia Geral, essa demanda deve ser reduzida com estratégias que influenciem o comportamento dos consumidores.

Situação Global

A resolução também pede aos Estados-membros da ONU a proibição, a prevenção e o combate a qualquer forma de corrupção que facilite o tráfico ou contribua para produtos fabricados a partir de fontes da vida selvagem.

A Assembleia Geral também pede ao secretário-geral da ONU que reporte, na próxima sessão do órgão, sobre o estado global do tráfico ilícito.

Outra sugestão é para que Ban Ki-moon considere a possibilidade de nomear um enviado especial para promover a conscientização sobre o tráfico da vida selvagem.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031