Aprovado envio de missão para averiguar direitos humanos no Sudão do Sul

Ouvir /

Conselho de Direitos Humanos adotou resolução que pede relatório e recomendações sobre alegadas violações, abusos e crimes no país; texto também diz ser urgente que Spla acabe com violações contra crianças.

Crianças no Sudão do Sul. Foto: ONU/JC McIlwaine

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Direitos Humanos aprovou esta quinta-feira o envio de uma missão para melhorar a situação dos direitos humanos e a reconciliação no Sudão do Sul.

A resolução, adotada em Genebra sem voto, pede ao alto comissário de Direitos Humanos que envie uma equipa para monitorar, reportar e fazer recomendações sobre alegados abusos, violações e crimes cometidos no país.

Crianças

O Conselho de Direitos Humanos também apela ao governo sul-sudanês a prevenir violações cometidas contra crianças. É feito um pedido especial ao Exército de Libertação do Povo do Sudão, Spla, para que implemente de imediato seu compromisso e ponha um fim às violações e aos abusos cometidos contra menores.

O Conselho expressou grave preocupação com a contínua violação dos direitos humanos no país, incluindo assassinatos, violência étnica, estupros e outras formas de violência contra as mulheres.

Ataques

O envio da missão ao Sudão do Sul tem o objetivo de verificar o recrutamento de crianças soldado, casos de tortura, detenções arbitrárias e ataques contra escolas, templos religiosos, hospitais e até contra soldados de paz das Nações Unidas.

A missão que seguirá ao Sudão do Sul deve ainda engajar o governo a incorporar  questões ligadas à mulher para que possa cumprir com todas as suas obrigações de direitos humanos.

Outro objetivo é apoiar esforços nacionais e regionais pela reconciliação e justiça do país. O Conselho de Direitos Humanos quer também que o governo coopere totalmente com a implementação da resolução e facilite as visitas da missão ao país.

Leia Mais:

Unmiss cita abusos de direitos humanos durante escalada dos combates

Unicef: surto de cólera é risco para crianças no Sudão do Sul

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031