Unrwa anuncia redução de equipe internacional por falta de recursos

Ouvir /

Comunicado do porta-voz da agência foi emitido nesta segunda-feira; corte deve atingir 85% dos funcionários estrangeiros com contratos de curto prazo; processo vai durar até o fim de setembro.

Funcionário da agência entrega alimentos a mulher refugiada. Foto: Unrwa/Shareef Sarhan

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A Agência da ONU de Assistência a Refugiados Palestinos, Unrwa, anunciou que 85% de todos os 137 funcionários internacionais com contratos de curto prazo  vão perder o emprego. O processo gradual vai durar até o fim de setembro.

O anúncio foi feito em um comunicado do porta-voz Chris Gunness emitido nesta segunda-feira. Segundo a nota, 35% desses funcionários terão o contrato encerrado nas próximas quatro semanas.

Déficit

Os contratos dos trabalhadores restantes vão terminar até 30 de setembro sem extensão ou renovação. A Unrwa está tomando esta medida para reduzir custos o máximo possível sem reduzir os serviços aos refugiados.

Segundo o porta-voz, a agência tem um déficit de US$ 101 milhões, o equivalente a cerca de R$ 316 milhões, para o fim do ano. Gunness afirmou que o órgão vai continuar as ações para mobilização de recursos.

Serviços Sociais

No comunicado, ele declarou que na situação atual, com "medidas de austeridade rigorosas já em vigor além do anúncio" desta segunda-feira, a "agência deve ser capaz de continuar com serviços vitais até o fim do ano".

Entre eles estão os programas de saúde, serviços sociais e de assistência, saneamento e projetos de emergência.

Chris Gunness afirmou que o "sistema escolar da Unrwa é essencial para meio milhão de crianças em todo o Oriente Médio, incluindo a Jordânia,  o Líbano, o território palestino ocupado, e a Síria".

No entanto, segundo ele, "algumas decisões difíceis podem ser necessárias nas próximas semanas se o déficit não for eliminado".

Leia Mais:

Comissão de Inquérito da ONU sobre Gaza cita possíveis crimes de guerra

Ban deplora ataques com foguetes de Gaza a Israel

Ban afirma que Unrwa ainda existe por causa de “fracasso político”

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031