Unicef cita lições das Metas de Desenvolvimento do Milénio em Moçambique

Ouvir /

Relatório Progresso da Criança: Além das Médias indica avanços significativos mas destaca oportunidades desiguais que deixaram milhões de crianças a viver em situação de pobreza.

Foto: Unicef Moçambique

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Moçambique melhorou de forma significativa a situação das crianças na última década, segundo a análise da Situação das Crianças no ano 2014.

O relatório do Fundo da ONU para a Infância, Unicef, revela entretanto que não houve  um progresso uniforme entre as várias dimensões do bem-estar infantil e ao nível de distribuição geográfica.

Investimento

O Governo de Moçambique realça progressos significativos nos últimos anos no estabelecimento de um sistema de proteção social. O executivo celebra ainda a melhoria da segurança alimentar e o aumento do investimento das famílias na educação, na saúde e na capacidade produtiva.

O diretor executivo do Unicef, Anthony Lake disse que a comunidade internacional falhará em relação a milhões de crianças se não concentrar a sua atenção nas mais desfavorecidas no seu novo roteiro de desenvolvimento para os próximos 15 anos.

Famílias e Comunidades

O chefe da agência realça que os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, ODM, ajudaram o mundo a registar enormes progressos para as crianças – mas também nos mostraram quantas crianças estamos a deixar para trás.

No documento, Lake destaca que a vida e o futuro das crianças mais desfavorecidas são importantes, não apenas para o seu próprio bem, mas para o bem das suas famílias, das suas comunidades e das suas sociedades.

Dados do Inquérito Demográfico e de Saúde, IDS, de 2011 indicam que Moçambique tem uma das taxas de casamentos prematuros mais altas do mundo. A situação afeta uma em cada duas raparigas, o que corresponde a 48% dos casamentos de menores de 18 anos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031