Sudão do Sul recebe kits de sobrevivência para pessoas isoladas pelo conflito

Ouvir /

Iniciativa conjunta envolveu várias agências das Nações Unidas e ONGs; cerca de 28 mil deslocados em áreas remotas devem receber os artigos de emergência; estima-se que a nova onda de violência tenha afetado cerca de 750 mil pessoas.

População sul-sudanesa recebe ajuda humanitária. Foto: ONU/Isaac Billy

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Agências das Nações Unidas e organizações não-governamentais que atuam no Sudão do Sul anunciaram a entrega de kits de sobrevivência, numa operação emergencial conjunta de transporte aéreo.

A Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, revelou esta quarta-feira que o carregamento continha suprimentos essenciais para deslocados internos em áreas de difícil acesso no estado de Unidade.

Áreas Remotas

Cerca de 750 mil pessoas foram afetadas pela recente onda de violência no Grande Nilo Superior. A área do leste que abarca os estados de Juncáli, Unidade e Alto Nilo teve 150 mil deslocados. De acordo com a agência, a maioria vive em áreas extremamente remotas.

Grande parte das vítimas é composta por famílias rurais, que foram obrigadas a deixar as terras antes de plantar as principais culturas desta temporada.

Comunidade

Os kits portáteis que foram entregues pela comunidade humanitária incluem redes mosquiteiras, sementes, material de pesca, recipientes de água e produtos para a sua purificação.

Entre os artigos estão sais de reidratação oral, biscoitos nutritivos para crianças e equipamento de cozinha. Prevê-se dar assistência a curto prazo a famílias mais vulneráveis fugidas da violência e em locais ainda inacessíveis.

Deslocados

Os 4,5 mil kits da primeira distribuição foram transportados num helicóptero e devem beneficiar cerca de 28 mil deslocados.

Além da FAO as entidades que integraram a iniciativa incluirão a Organização Internacional para Migrações, OIM, e o Escritório da ONU para Assistência Humanitários, Ocha.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef e o Programa Mundial de Alimentação, PMA, também participam na iniciativa que envolve o Comité de Resgate Internacional.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

ONU e União Europeia mobilizam US$ 275 milhões para o Sudão do Sul

Acnur retrata "emergência dentro de uma emergência" no Sudão do Sul

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031