Serviços financeiros são essenciais para aliviar a pobreza

Ouvir /

A declaração foi feita esta sexta-feira na sede da ONU pela Rainha Máxima, da Holanda; ela disse que esses serviços podem ajudar os mais pobres a pagar por um plano de saúde, educação ou seguro.

Rainha Máxima. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A rainha Máxima, da Holanda, afirmou esta sexta-feira que "os serviços financeiros são essenciais para aliviar a pobreza".

Ela fez a declaração durante uma conversa com jornalistas na ONU. Segundo as Nações Unidas, aproximadamente um terço da população mundial, a maioria em países em desenvolvimento, luta para sobreviver sem serviços financeiros básicos, como poupança, seguros e linhas de crédito.

Renda

A rainha, que é assessora especial do secretário-geral para Financiamento Inclusivo para Desenvolvimento, disse que esses serviços ajudam indivíduos, famílias e empresários a gerar renda e a criar as condições para o desenvolvimento.

Ela afirmou que "o acesso e o uso dessas ferramentas financeiras de forma apropriada ajudam as pessoas, especialmente as mais vulneráveis, a se protegerem de momentos difíceis, a investir no futuro, a se tornarem mais resilientes e a lutarem contra a pobreza".

Além disso, essas iniciativas podem ajudar os mais pobres a pagar por um plano de saúde, pela mensalidade do colégio ou da universidade ou então para adqurir um seguro que proteja no caso de um colheita fraca ou na quebra de uma empresa.

A comunidade internacional está atualmente decidindo sobre uma nova agenda global de desenvolvimento que vai entrar em vigor no ano que vem.

Para a rainha Máxima, é importante que essa agenda busque formas de incluir os 2,5 bilhões de adultos no mundo que não têm acesso ao sistema financeiro formal.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031