Relatório alerta sobre caça de animais selvagens na África

Ouvir /

Documento preparado pela ONG "Pesquisa de Armas Pequenas 2015" foi lançado esta segunda-feira na sede da ONU em NY; especialistas dizem que caçadores estão aumentando poder de fogo para o comércio de marfim.

População de elefantes na África está a diminuir. Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONG "Pesquisa de Pequenas Armas 2015", lançou esta segunda-feira um relatório com o mesmo nome da organização com um alerta sobre a caça de animais selvagens na África.

O documento afirma que caçadores e grupos armados estão aumentando o poder de fogo e a organização para entrar no lucrativo comércio de marfim retirado dos chifres de elefantes e rinocerontes.

Análise

O relatório inclui uma análise sobre o papel das armas e da violência armada na vida selvagem do continente.

Além disso, investiga também quais são os caçadores que estão agindo na região e que tipo de armas e métodos estão utilizando.

Segundo os especialistas, a população de elefantes na África está diminuindo e a caça de rinocerontes continua aumentando.

O pesquisador sênior do relatório, Kristopher Carlson, disse à Rádio ONU que os caçadores estão usando vários métodos para matar os animais, incluindo armas de fogo, venenos e lanças.

Carlson explicou que "entre as armas de fogo mais usadas para matar animais grandes estão rifles de caça e armas fabricadas manualmente. Mas ele disse que os caçadores usam também armas militares como os rifles AK, de vários modelos e até mesmo algumas metralhadoras".

Tecnologia Avançada

O pesquisador afirmou que os envolvidos na caça de animais selvagens incluem grupos armados independentes, alguns militares e pequenos grupos de caçadores comerciais.

Ao mesmo tempo, Carlson declarou que tanto as atividades de caça como as de combate a esse tipo de prática estão se tornando cada vez mais militarizadas.

Os grupos fazem uso crescente de tecnologia avançada como helicópteros, drones, que são pequenos aviões não tripulados e até mesmo de equipamentos de visão noturna.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031