PMA usa guias de montanhas para levar comida a áreas remotas no Nepal

Ouvir /

Agência da ONU informou que eles estão não só transportando alimentos para comunidades mais afastadas mas também reparando os caminhos destruídos; mais de 2 milhões de pessoas receberam ajuda nos últimos dois meses.

Entrega de alimentos no Nepal. Foto: PMA/Angeli Mendoza

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, está usando guias de montanhas para levar comida a áreas remotas depois dos terremotos que atingiram o Nepal.

A agência da ONU mudou o foco de resposta de emergência para recuperação de longo prazo no país, disponibilizando dinheiro e assistência de saúde.

2 Milhões

O coordenador de emergência do programa no Nepal, Richard Ragan, disse que nos últimos dois meses foi possível alimentar quase 2 milhões de pessoas que vivem nas regiões de mais difícil acesso.

Segundo o PMA, aproximadamente 20 mil guias perderam o emprego com os terremotos que afastaram os turistas e destruíram os caminhos de subida nas montanhas.

O Programa de Alimentos da ONU decidiu contratar essa mão de obra disponível para levar comida às pessoas mais necessitadas e em regiões mais distantes nas montanhas.

Ao mesmo tempo, eles estão reparando os caminhos e as passagens para que o trajeto possa ser feito com mais facilidade.

Dinheiro por Trabalho

Até agora, o programa "dinheiro por trabalho" permitiu que 9 mil famílias construíssem abrigos temporários e voltassem a trabalhar, o que acabou revitalizando os mercados da região.

Em parceria com a Organização Mundial da Saúde, o PMA está ajudando a construir 50 clínicas nas regiões remotas para que as populações locais tenham acesso a serviços médicos.

O coordenador de emergência do PMA disse que o mundo se uniu numa grande generosidade para fornecer assistência vital aos nepaleses.

Mas Ragan afirmou que a parte mais difícil começa agora com a população tendo de construir abrigos urgentemente antes da chegada da temporada de monções, de chuvas intensas.

Segundo ele, os fortes temporais podem causar deslizamentos de terra numa região já afetada pelos terremotos.

Leia Mais:

FAO pede ajuda imediata para agricultores no Nepal

Um mês após terremoto no Nepal, Unicef apoia preparação para volta às aulas

Ban: “ajuda humanitária está fazendo a diferença no Nepal”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031