ONU expressa convicção de que nova ronda de diálogo líbio será decisiva

Ouvir /

Marrocos acolhe as sessões desde esta segunda-feira; confirmada participação de um dos parlamentos rivais nas negociações; em discussão estará versão de acordo político baseado em novo projeto.

Diálogo sobre a Líbia a 15 de abril. Foto: Unsmil.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Uma nova ronda de conversações sobre a Líbia arranca esta segunda-feira na cidade de Skhirat em Marrocos. O objetivo é que as partes envolvidas discutam um novo projeto de acordo político baseado nas mais recentes propostas.

Em nota, a Missão das Nações Unidas na Líbia, Unsmil, manifestou “firme convicção” de que esta ronda “será decisiva”. O Congresso Geral Nacional de Trípoli, GNC, um dos parlamentos rivais do país, confirmou a sua participação.

Entendimento

A Unsmil disse ter a expectativa de que os atores políticos líbios vão aproveitar a oportunidade e acelerar o processo de diálogo. O objetivo é a rápida conclusão do entendimento com vista ao fim do conflito.

A missão revelou que tem recebido milhares de mensagens de líbios seriamente preocupados com o agravamento das condições no seu país. O comunicado realça que estes “exigem a rápida retomada das conversações de diálogo”.

Determinação

Às partes envolvidas nos debates, a Unsmil pediu um espírito de reconciliação e de compromisso, assim como a determinação para alcançar um acordo político pela paz e a estabilidade na Líbia.

Ao chamar a atenção para o que considera “momento crítico” do processo de diálogo político, a missão podiu que sejam assumidas as suas responsabilidades históricas para a defesa do interesse nacional.

A missão lembrou ainda que não pode haver uma solução militar para o conflito líbio, nem outra saída que não seja o quadro político.

Leia Mais:

Líbia: políticos e ativistas querem corredores humanitários antes do Ramadão

Enviado da ONU alerta para situação "verdadeiramente no limite" na Líbia

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031