ONU e governo afegão lançam sistema online contra narcóticos

Ouvir /

Parceria com Escritório sobre Drogas e Crime, Unodc, vai permitir coletar informações sobre questões relacionadas às drogas; sexta-feira 26 de junho é o Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito

Campo de cultivo de papoula, para a produção do ópio, no Afeganistão. Foto: UNODC

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, e o governo do Afeganistão lançaram o primeiro sistema online que vai reunir todas as informações relacionadas ao combate a narcóticos no país asiático.

Participaram da cerimônia realizada em Cabul, o ministro afegão de combate às drogas, Salamat Azimi, e o representante da agência da ONU no Afeganistão, Andrey Avetisyan.

Fator Importante

O governo disse que o novo sistema representa um fator importante na liderança e na coordenação dos esforços na luta contra o problema.

Ele faz parte da Mobilização Nacional Contra Narcóticos para marcar o Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, comemorado nesta sexta-feira, 26 de junho.

Segundo o Unodc, o sistema agrega dados de vários setores e regiões de nove ministérios e departamentos, além de parceiros internacionais, como é o caso da agência da ONU.

Através do programa, as autoridades podem acessar as últimas informações sobre a situação dos narcóticos no país, incluindo esforços para a erradicação das drogas, cultivo da papoula, que serve para a produção do ópio e os preços de mercado.

Além disso, fornece dados também sobre apreensões e prisões efetuadas.

O sistema é a mais recente colaboração do Unodc, junto com a "Pesquisa Anual sobre o Ópio" e o relatório sobre Drogas do Afeganistão.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031