ONU destaca consumo consciente no Dia Mundial do Meio Ambiente

Ouvir /

Em mensagem sobre a data, celebrada nesta sexta-feira, secretário-geral afirmou que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas sem aumentar a degradação ambiental nem comprometer recursos para futuras gerações.

Foto: ONU/Olga Lavrushko

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira, 5 de junho. O tema da data este ano é: "Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação".

O secretário-geral da ONU afirmou que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas sem aumentar a degradação ambiental nem comprometer os recursos necessários para futuras gerações.

Padrões de Consumo

Para Ban Ki-moon, é possível fazer isso desperdiçando menos comida e mudando padrões de consumo em direção a produtos que usem menos energia, água e outros recursos.

Para o biólogo e mestre em ecologia, Mário Moscatelli, "essa mudança de hábitos de consumo, "além de proteger o meio ambiente, é uma questão de sobrevivência da civilização".

Do Rio de Janeiro, em entrevista à Rádio ONU, ele disse que o Dia Mundial do Meio Ambiente é um "momento de reflexão".

"Muito se fala, de boas intenções o mundo está cheio, no Brasil também não é diferente, mas efetivamente a relação predatória do homem com os recursos naturais, ela continua imperando nessa relação, eu diria, quase que suicida de tirar muito mais do que o planeta tem a nos dar".

Clima

O biólogo também falou sobre expectativas para um acordo sobre o clima esperado para dezembro.

Moscatelli disse que o "meio ambiente não é um passivo, mas um ativo econômico e associado com a qualidade de vida e à saude da população".

O secretário-geral Ban Ki-moon pediu que neste ano de transformação, onde esperam-se grandes avanços em desenvolvimento sustentável e mudança climática, que o Dia Mundial do Meio Ambiente seja celebrado com as pessoas se tornando mais conscientes de seu impacto ecológico.

O chefe da ONU pediu ainda que todos pensem nas consequências ambientais de suas escolhas e sejam melhores gestores do planeta.

Leia Mais:

Relatório anual 2014 do Pnuma ressalta diversos sucessos ambientais

Pnuma cria competição para blogueiros sobre o Dia do Meio Ambiente

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031