ONU condena novos bombardeios na Síria

Ouvir /

Declaração foi feita pelo enviado especial do secretário-geral para o país que criticou o uso de bombas-barril; ataques aéreos foram realizados por aviões do governo na cidade de Idlib.

Refugiados sírios. Foto: Acnur/I.Prickett

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial do secretário-geral para a Síria, Staffan de Mistura, condenou esta segunda-feira novos ataques aéreos realizados no país.

Segundo de Mistura, os bombardeios realizados por aviões do governo ocorreram na cidade de Idlib, localizada na região noroeste, perto da fronteira com a Turquia.

Inaceitável

De Mistura voltou a criticar o uso de bombas-barril e disse que "todas as evidências anteriores mostram que a maioria absoluta dos civis mortos no conflito sírio ocorreu por causa do uso indiscriminado desse tipo de arma".

O enviado da ONU disse que a utilização de bombas-barril é "completamente inaceitável".

Segundo ele, a proteção de civis durante conflitos armados representa a base da lei humanitária internacional e deve ser aplicada em todas as circunstâncias e sem qualquer distinção.

Consultas

Em relações às Consultas de Genebra para resolver o conflito no país, de Mistura se reuniu esta segunda-feira com uma delegação da Fundação Aga Khan.

Eles discutiram a situação na região e compartilharam perspectivas para uma solução política.

O enviado especial da ONU disse que "as organizações da sociedade civil são um elemento essencial na solução do conflito". Segundo ele, esses grupos representam todos os setores da sociedade e as vozes de todas as comunidades.

De Mistura continua se reunindo separadamente com todas as partes envolvidas no processo, dentro e fora da Síria, para a implementação do Comunicado de Genebra.

Leia Mais:

Enviado da ONU realiza consultas com oposição Síria em Istambul

ONU condena ataque que matou pelo menos 70 civis na Síria

PMA pede pausa humanitária na Síria

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031