OMS confirma novo caso de ébola na Libéria

Ouvir /

Paciente era da província de Margibi, que fica ao norte da área costeira do país; seu corpo foi enterrado de maneira segura para evitar novas transmissões; Ministério da Saúde investiga o caso; país havia sido declarado livre do vírus.

Novo caso de ébola na Libéria. Foto: OMS/Christina Banluta

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, confirmou esta terça-feira que houve um novo caso de ébola na Libéria. O país havia sido declarado livre do surto em 9 de maio.

As autoridades da Libéria informaram à OMS que um laboratório do país analisou uma amostra colhida de uma pessoa doente e o resultado do teste para o ébola foi positivo.

Vigilância

O paciente era da província de Margibi, ao norte da área costeira do país. A pessoa não sobreviveu e seu corpo foi enterrado de maneira segura a evitar novas transmissões, garante a OMS.

O Ministério da Saúde da Libéria está a conduzir as investigações e a OMS destaca que o sistema de vigilância do ébola está a funcionar. O teste foi conduzido apenas após a morte do paciente porque segundo a agência da ONU, havia suspeitas em relação aos sintomas.

Quarentena

O porta-voz da OMS ressaltou que o novo caso de ébola apenas mostrou como é importante manter a vigilância. Tarik Jasarevic explicou que a Libéria necessita agora esperar o período de incubação de 42 dias e não ter nenhum novo caso de transmissão nesse período para que se possa ter certeza de que está mesmo livre do vírus.

Desde o início do surto, há mais de um ano, foram registados mais de 27,4 mil casos de ébola e mais de 11,2 mil pacientes morreram. A maioria dos casos ocorreu na Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri.

Leia Mais:

Guiné-Bissau: comunidades rurais podem lidar melhor com eventual surto de ébola | Rádio das Nações Unidas

Fluxo de investimento estrangeiro direto em África foi estável em 2014

OIM apoia ações para reduzir ébola para zero casos na Serra Leoa

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031