Nações Unidas celebram o primeiro Dia Internacional do Yoga

Ouvir /

Secretário-geral destaca que o yoga não faz discriminações, já que todas as pessoas podem praticar, independente do seu grau de força ou habilidade; celebração em Nova York teve a participação da ministra das Relações Exteriores da Índia.

Cerimônia na ONU, Foto: Rádio ONU/Stéphanie Coutrix

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Uma cerimônia na sede das Nações Unidas na manhã deste domingo marcou a primeira celebração do Dia Internacional do Yoga. Por uma resolução aprovada pela Assembleia Geral, a data será comemorada todos os anos em 21 de junho.

Em Nova York, o secretário-geral da ONU lembrou que a prática já é bastante popular e "faz bem para saúde e o espírito".

Ban Ki-moon destacou que o yoga "não discrimina", porque tem vários níveis que podem ser praticados por "todas as pessoas, independente de sua força, idade ou habilidade".

Equilíbrio

Ban lembrou da visita que fez à Índia no começo do ano, onde praticou uma pose de yoga e garantiu que após "retomar o equilíbrio", começou a "sentir uma certa paz na mente".

O secretário-geral espera que o yoga passe à população o senso de unidade necessário para o trabalho em conjunto para uma vida em harmonia e digna para todos".

Times Square

A ministra das Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, também participou da celebração na sede da ONU. E no centro da ilha de Manhattan, em plena Times Square, milhares de pessoas estão praticando yoga durante todo o domingo.

O primeiro contato do instrutor Carlos Cunha com o yoga ocorreu há 14 anos e da capital portuguesa, Lisboa, ele falou à Rádio ONU sobre alguns benefícios.

Respiração

"Quando a pessoa começa a praticar, tem uma série de consequências positivas na vida dela. Por exemplo, através de uma melhor respiração,

Ban Ki-moon e a esposa praticaram yoga neste domingo. Foto: Rádio ONU/Stéphanie Coutrix

consegue levar mais oxigênio para o seu corpo e isso faz com que aumente a concentração, a energia e a vitalidade. Na verdade, quando a pessoa começa a praticar yoga, há uma série de consequências positivas que vão acontecer no seu dia a dia. No meu caso, tornou-me uma pessoa mais objetiva naquilo que eu quero fazer, mais concentrada."

Ao proclamar 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga, a Assembleia Geral reconhece os benefícios da prática milenar e sua "compatibilidade com os princípios e valores das Naçoes Unidas". A afirmação está na mensagem oficial do secretário-geral Ban Ki-moon sobre a data.

Ban lembra que o yoga oferece uma "maneira simples, acessível e inclusiva de promover o bem estar e a saúde física e espiritual".

Leia Mais:

Entrevista: Benefícios do Yoga

Nações Unidas criam o Dia Internacional do Yoga

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031