Mudança climática representa desafio para saúde e produtividade dos oceanos

Ouvir /

Avaliação é do secretário-geral da ONU, em mensagem sobre o Dia Mundial dos Oceanos; data é celebrada esta segunda-feira, 8 de junho; famoso prédio em Nova York, Empire State Building, terá iluminação especial.

Dia Mundial dos Oceanos. Foto: Unesco

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Em mensagem sobre o Dia Mundial dos Oceanos, o secretário-geral da ONU afirmou que a mudança climática representa um grande desafio para a saúde e a produtividade dos oceanos. A data é celebrada esta segunda-feira, 8 de junho.

De acordo com Ban Ki-moon, os oceanos são componentes "essenciais" do ecossistema da Terra e sua saúde é fundamental para o bem-estar do planeta.

População

Segundo o chefe da ONU, duas em cada cinco pessoas vivem relativamente próximo ao litoral e três em cada sete dependem de recursos marítimos e da costa para sobreviver.

A mensagem afirma ainda que os oceanos regulam o clima e processam nutrientes através de ciclos naturais, enquanto fornecem ampla gama de serviços, incluindo recursos, alimentos e empregos que beneficiam bilhões de pessoas.

Ban afirmou que dada a importância dos oceanos para a "saúde do planeta e para a prosperidade das pessoas", eles são um elemento essencial para o desenvolvimento sustentável, incluindo os novos objetivos que estão sendo preparados no momento para guiar a luta contra a pobreza pós 2015.

Clima

Mencionando o desafio colocado pela mudança climática, o chefe da ONU afirmou que a ciência é clara: os humanos causaram mudanças no sistema climático que estão ligadas ao aquecimento dos oceanos.

Os níveis do mar estão aumentando, com efeitos arrasadores para comunidades vulneráveis, especialmente para pessoas que vivem em pequenas ilhas em desenvolvimento.

Os oceanos absorvem grande parte das emissões de gases que causam o efeito estufa e, como resultado, estão se tornando mais ácidos. Seus ecossistemas estão se degradando.

Ban afirmou que os oceanos são vastos, mas a capacidade de resistir aos danos humanos é limitada.

Determinação

Segundo o chefe da ONU, o Dia Mundial dos Oceanos é uma chance de fortalecer a determinação das pessoas em apreciar, proteger e restaurar os oceanos e seus recursos.

Ele afirmou que esse ano, os governos estão buscando adotar acordos-marco sobre mudança climática e erradicação da pobreza. Para o secretário-geral, o sucesso dessas iniciativas exige que todos olhem para o "papel essencial" dos oceanos do mundo.

Em um evento comemorativo, esta segunda-feira, serão anunciados os vencedores da competição anual de fotos sobre a data. E o Empire State Building, em Nova York, será iluminado de branco, azul e roxo, representando as diferentes profundidades dos oceanos.

Leia Mais:

ONU afirma que 2014 foi marcado por calor extremo e enchentes

ECA quer economia azul mais difundida em África

ONU celebra o Dia Mundial dos Oceanos neste domingo

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031