Investimento em energia verde gera mais empregos

Ouvir /

Conclusão consta do relatório preparado pela Unido e pelo Instituto Global de Crescimento Verde; resultado pode ser visto em vários países como Brasil, Alemanha, Indonésia, África do Sul e Coreia do Sul.

Investimento em energia verde gera mais empregos. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Um relatório preparado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Unido, e pelo Instituto Global de Crescimento Verde, Gggi, concluiu que o investimento em energia verde gera mais empregos.

O documento diz que os países que investem em energia eficiente e limpa renovável numa taxa que corresponde a 1,5% do Produto Interno Bruto, PIB, terão condições de manter índices de crescimento econômico saudáveis.

Recursos Energéticos

Ao mesmo tempo, o relatório cita que essas nações vão fornecer recursos energéticos suficientes para um crescimento sustentável.

A Unido mostra como exemplo o impacto na criação de novos postos de trabalho no setor em cinco países: Brasil, Alemanha, Indonésia, África do Sul e Coreia do Sul.

No caso do Brasil, o documento afirma que a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa pode chegar a 37,5% em 2030 comparado com 2010 e podem ser criados mais de 37 novos postos de trabalho para cada US$ 1 milhão investido em energia limpa.

O relatório diz que o Brasil alcançou um progresso significativo na redução dos gases que causam o aquecimento do planeta num curto período de tempo.

Economia e Pobreza

Ao mesmo tempo, cita que o país expandiu a economia e reduziu os índices de pobreza ao implementar políticas de mitigação e promoção de energia limpa.

A Unido afirma que o caso do Brasil serve de exemplo de boa liderança ambiental para vários países em desenvolvimento.

Segundo o diretor-geral da agência da ONU, Li Yong, os resultados registrados nesses cinco países mostram claramente que os investimentos verdes não são somente viáveis e benéficos em países altamente industrializados.

Yong afirmou que "todos os países, desenvolvidos ou em desenvolvimento, podem tirar grandes benefícios de investimentos em energia limpa e renovável".

O relatório mostrou que mais de 80% das 45 milhões de toneladas de gases que causam o efeito estufa vieram de fontes de energia, em particular, da indústria de combustíveis fósseis.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031