Ilhas Gregas sob pressão para abrigar refugiados

Ouvir /

Acnur diz que mais de 55 mil pessoas chegaram à região neste ano; autoridades calculam que número aumente ainda mais durante o verão no Hemisfério Norte.

Criança dorme do lado de fora do Centro de Refugiados em Moria, na ilha grega de Lesvos. Foto: UNHCR/S. Baltagiannis

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, afirmou que as ilhas gregas estão sob pressão para abrigar centenas de refugiados que chegam diariamente à região.

Segundo o Acnur, desde o início do ano, mais de 55 mil pessoas em botes infláveis ou barcos de madeira chegaram ao país vindas da Turquia. Mais de 90% delas são de nações em conflito, principalmente da Síria, seguida do Afeganistão, do Iraque e da Somália.

Verão

Em Genebra, o porta-voz da agência da ONU, William Spindler, "disse que o número deve aumentar ainda mais durante a temporada de verão no Hemisfério Norte".

Segundo Spindler, esse é o período também quando a travessia pelo mar é menos perigosa.

O Acnur está pronto para continuar ajudando as autoridades gregas e a sociedade civil a enfrentar esse desafio, mas o porta-voz declarou que é necessária mais cooperação dos países da União Europeia para evitar uma crise humanitária.

Insuficientes

Spindler disse que a situação nas ilhas gregas localizadas na região norte está piorando, apesar dos esforços locais para atender os refugiados.

O Alto Comissariado informou que a polícia, a guarda costeira e as autoridades da região disponibilizaram pessoal e recursos para as operações de resposta, mas até agora essas ações foram insuficientes para suprir às necessidades dos migrantes.

O Acnur demonstrou preocupação também com os refugiados que necessitam de atenção especial, como crianças desacompanhadas, idosos e gestantes. Ainda na lista estão pessoas com deficiências e vítimas de tortura que podem não estar recebendo o cuidado apropriado.

Leia Mais:

Acnur: mais de 100 mil migrantes chegaram à Europa em 2015

Somalis e eritreus na lista do "aumento dramático" de refugiados na Grécia

“Uma tragédia de proporções épicas está se desenrolando no Mediterrâneo”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031