G7: Ban quer pedir cumprimento de responsabilidades morais e políticas

Ouvir /

Secretário-geral anunciou que em Schloss Elmau vai lançar um apelo para medidas que ajudem a alcançar os objetivos globais; chefe da ONU inaugurou extensão do Centro Mundial de Conferências de Bona.

Ban Ki-moon. Foto: ONU//Mark Garten (arquivo)

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral da ONU disse que esta segunda-feira vai lançar um apelo urgente aos líderes do grupo das maiores economias do mundo, G7, para que cumpram as suas responsabilidades morais e políticas.

Falando este domingo em Bona, na Alemanha, Ban Ki-moon afirmou que no evento de Schloss Elmau, nos arredores de Munique, vai pedir passos "difíceis ainda que sensíveis" para que se atinjam os objetivos globais.

Centro Mundial

As declarações do chefe da ONU foram feitas na inauguração oficial da extensão do Centro Mundial de Conferências de Bona. O local acolhe mil trabalhadores de 18 agências da organização.

Ban lembrou que após o encontro do G7 três eventos marcantes estão agendados. O primeiro é a Conferência Internacional sobre o Financiamento do Desenvolvimento, e está previsto para junho em Adis Abeba.

O secretário-geral vê o evento da capital etíope como uma oportunidade para mobilizar os recursos e a tecnologia para transformar promessas em realidade.

Acordo

Em setembro, em Nova Iorque, os líderes mundiais reúnem-se para adotar uma a nova agenda global com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Já em Paris, em dezembro, Ban lembrou que os países devem adotar um acordo novo e significativo sobre as mudanças climáticas. Ban disse que tais prioridades são de toda a comunidade internacional para a humanidade.

Ban reafirmou que conta com o compromisso muito forte e de liderança da chanceler Angela Merkel e pelo Governo de Berlim. Antes, num encontro com o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, o chefe da ONU discutiu as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Ucrânia, Líbia e Faixa de Gaza

A reunião destacou a necessidade de um cessar-fogo na Ucrânia e da contínua implementação do Pacote de Medidas de Minsk. Na reunião também foram discutidas as situações na Líbia e na Faixa de Gaza.

O encontro também debateu a migração para a Europa. Ambos concordaram na necessidade de abordar as causas profundas do fenómeno e em fazer uma abordagem abrangente dando prioridade ao salvamento de vidas humanas.

Leia Mais:

Conselho de Segurança da ONU debate situação na Ucrânia

Ban deplora ataques com foguetes de Gaza a Israel

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031