Fórum na ONU busca unir empresas e agenda de desenvolvimento

Ouvir /

Encontro promovido pelo Pacto Global busca encorajar empresários na adoção de estratégias de acordo com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável.

Estratégias para unir empresas e agenda de desenvolvimento sustentável. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU está realizando o Fórum do Setor Privado na sede da organização em Nova York.

O encontro, que é promovido pelo Pacto Global, busca inspirar os empresários de todo o mundo a adotar estratégias e práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015.

Contato

O Pacto Global foi criado há 15 anos pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para aproximar o contato entre empresas e corporações com as Nações Unidas.

O gerente para o setor privado e fundações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Marco Athias Neto, que participa da reunião, falou à Rádio ONU sobre o Pacto Global.

"O Pacto tem na sua estrutura mais simples de explicar 10 princípios de como as empresas podem vir a contribuir para o desenvolvimento. Então as empresas são membros do Pacto Global, e se comprometem a internalizar em suas operações esses princípios".

Athias Neto disse que o Fórum, que termina nesta quinta-feira, realiza vários eventos paralelos onde os participantes podem trocar experiências em diversos setores.

O gerente do Pnud falou ainda sobre como o setor privado pode se integrar à nova agenda de desenvolvimento sustentável.

"Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não são uma agenda só de temas sociais, na verdade, existem temas nos ODSs que são diretamente relevantes para o setor privado, (como) o aprofundamento da quantidade de energia renovável, toda a questão ligada a empregos, à industrialização. Então você tem agora uma agenda em que ela não fala mais do setor privado só do ponto de vista da responsabilidade social, ela fala do setor privado do ponto de vista do negócio."

O representante do Pnud disse que a comunidade internacional tem que criar agora uma maneira de gerar uma crescente convergência entre os negócios centrais das empresas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031