Burundi: enviado especial da ONU continua consultas sobre diálogo político

Ouvir /

Said Djinnit retornou a Bujumbura após participar da Cimeira da Comunidade da África Oriental na Tanzânia; secretário-geral falou ao telefone com o presidente de Angola sobre a questão.

Bandeira do Burundi.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O enviado especial do secretário-geral para os Grandes Lagos está em Bujumbura, capital do Burundi, onde continua consultas para a retomada do diálogo político no país.

Said Djinnit retornou à nação africana após participar da Cimeira da Comunidade da África Oriental em Dar es Salam, na Tanzânia.

Angola

O secretário-geral da ONU falou ao telefone na segunda-feira com os presidentes de Angola e da Tanzânia sobre a questão. Ele expressou apreço aos chefes de Estado pela liderança em ajudar a abordar a crise política no Burundi.

Os tópicos discutidos incluem como a ONU, a Comunidade da África Oriental e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos podem ajudar a neutralizar as tensões e apoiar a realização de eleições pacíficas e credíveis no Burundi.

Também na segunda-feira, o subsecretário-geral para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, reuniu-se com o primeiro vice-presidente burundês, Prosper Bazombanza.

Eleições

Feltman declarou que as recomendações da Cimeira forneceram ao governo uma oportunidade adicional para criar condições para eleições pacíficas e credíveis.

Ele encorajou o governo a aproveitar a oportunidade para tomar medidas concretas. Entre elas, especialmente, ações para garantir a segurança do processo eleitoral e de atores políticos e da sociedade civil, o desarmamento de civis armados, o fortalecimento da comissão eleitoral nacional independente e o voto de refugiados.

Feltman também encorajou o governo a retomar sua participação no diálogo político consultivo de boa-fé.

Leia Mais:

Novo chefe do Ocha libera US$ 15 milhões para Burundi

Nova entidade substitui rádios e televisões fechadas em protestos no Burundi

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031