Enviado da ONU pede proteção dos civis na Síria

Ouvir /

Staffan de Mistura se reuniu com o presidente sírio Bashar al-Assad e com ministro das Relações Exteriores, Walid al-Mouallen; ele reafirmou que o uso de bombas-barril é inaceitável.

Staffan de Mistura, enviado especial da ONU para a Síria. Foto: ONU/Jean-Marc Ferre

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, encerrou esta quarta-feira visita de três dias ao país para discutir o conflito na região.

De Mistura se reuniu com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e com ministro das Relações Exteriores, Walid al-Mouallen. No encontro, ele enfatizou a necessidade de se proteger a população civil.

Bombas-Barril

O enviado da ONU condenou mais uma vez o uso de bombas-barril dizendo que sua utilização é inaceitável. De Mistura afirmou ainda que de acordo com a lei internacional, é obrigação de qualquer governo, sob todas as circunstâncias, proteger os civis.

O representante da ONU criticou as forças do governo pelo forte bombardeio da noite passada na cidade de Douma e que causou a morte de várias pessoas.

Ele declarou que "nenhum contexto justifica o alvo indiscriminado de áreas civis ou o uso de punição coletiva por um governo.

Grupos Armados

Ainda em Damasco, a capital síria, de Mistura voltou a condenar também os ataques contra a população civil realizados pelos grupos armados de oposição, que coincidiram com sua presença no país.

Entre essas ações estão o ataque em Alepo, na segunda-feira e os lançamentos de morteiros em Damasco, desta terça-feira.

Nas reuniões com representantes do governo sírio, o enviado especial da ONU alertou sobre a difícil situação humanitária no país e pediu mais acesso nas áreas sitiadas ou atingidas pelos conflitos, principalmente com a chegada do Ramadã.

Durante a visita, de Mistura se reuniu também com representantes de mais de 30 partidos políticos, líderes religiosos e organizações da sociedade civil no país.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031