Enviado da ONU alerta para situação “verdadeiramente no limite” na Líbia

Ouvir /

Representante do secretário-geral pediu celeridade para criação de proposta final de acordo; discurso foi feito em encontro com políticos e ativistas na Argélia; Isil controla parcialmente cidade de Sirte e outras áreas urbanas.

Bernardino Léon. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O representante especial do secretário-geral para a Líbia, Bernardino León, iniciou esta terça-feira um encontro com líderes políticos e ativistas do país. A reunião na capital argelina Argel, faz parte do diálogo para o fim do conflito.

O enviado disse que mais do que nunca “a Líbia está verdadeiramente no limite”. Ele explicou  que o Banco Central e as administrações não terão como pagar salários após o próximo mês e meio.

Deficit

Segundo o representante, a produção de petróleo baixou. Como sublinhou,  mesmo se estivesse normal não poderia cobrir o deficit orçamental para sustentar as finanças públicas líbias a médio prazo.

Em termos políticos, León disse que instituições e governos concorrentes não sinalizam avanços para um acordo, quando se observa o terrorismo na Líbia. O responsável afirmou que o Daesh, como também é chamado o grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, torna-se “cada vez mais proeminente” no país.

Ramadão

León lembrou que se aproxima o mês do Ramadão, que este ano será observado após meados de julho.

Ele lembrou que o período é um tempo de paz e de reconciliação no que é suposto que não haja tiroteios e confrontos. Além disso, reafirmou que o diálogo e os encontros das famílias devem substituir os acontecimentos do ano passado.

O Daesh agora controla uma parte importante de Sirte e continua a atacar e a controlar outras cidades, disse León.

O enviado considerou que o momento é crucial para tomar decisões para a paz e a reconciliação entre os líbios, e para que se chegue a um acordo sobre um governo de unidade que represente toda a população.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

No fim de semana, operação da UE salva 5 mil migrantes no mar Mediterrâneo

Líderes e ativistas líbios reúnem-se na Argélia em apoio ao diálogo político

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031