Em dia de eleições no Burundi, ONU pede espaço para o diálogo

Ouvir /

Votação parlamentar nesta segunda-feira contou com o trabalho de 18 equipas de observadores das Nações Unidas; secretário-geral faz apelo aos líderes do país para que resolvam questões políticas e preservem a paz.

Eleições no Burundi. Foto: Menub

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão de Observação Eleitoral das Nações Unidas no Burundi enviou 18 equipas com dois observadores cada para ajudar durante as eleições parlamentares desta segunda-feira.

O porta-voz da missão está na capital do país, Bujumbura, e falou com a Rádio ONU. Segundo Vladimir Monteiro, os observadores avaliaram a situação no terreno para depois reportarem o que viram ao Conselho de Segurança.

Interesses

"Estiveram em várias faces do Burundi, em todo o território nacional e visitaram os centros de voto. Os resultados dessas observações serão parte do relatório a ser submetido ao Conselho de Segurança. As expectativas em relação a essas eleições foram realizadas pelo secretário-geral, com um apelo aos políticos burundeses no sentido de dialogarem em nome do interesse do povo. Através do diálogo e com o fim da violência, eles poderão dedicar-se aos problemas do país e sobretudo, chegar a um entendimento."

Vladimir Monteiro garante que os observadores da ONU conseguiram conduzir seu trabalho num ambiente livre de intimidações ou de assédios. Agências de notícias relataram ataques contra algumas estações de voto durante as eleições parlamentares desta segunda-feira.

Segurança

No domingo, o secretário-geral expressou sua preocupação com a "insistência do governo" em seguir com o pleito, apesar da insegurança no país. Ban Ki-moon lembrou ser de responsabilidade do governo garantir a segurança durante as eleições e também a segurança dos observadores da missão da ONU.

Ban reiterou que o diálogo entre os líderes políticos do Burundi é essencial para preservar a paz e reforçar a reconciliação nacional.

Leia Mais:

Entrevista: ONU, eleições e segurança no Burundi

Chefe da ONU pede ao Burundi que pondere adiamento das eleições

Unicef condena ataque com granada a escola no Burundi

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031