Darfur: Unamid anuncia recuperação de veículos roubados por homens armados

Ouvir /

Veículos de mercadorias estavam sob responsabilidade de um empreiteiro local; agências de notícias informaram que captura culminou com morte de seis atacantes e captura de outros três.

Tropas da Unamid em Darfur. Foto: Unamid

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão das Nações Unidas e da União Africana em Darfur, Unamid, anunciou esta quinta-feira a recuperação de viaturas roubadas por um grupo de homens armados não identificados.

Os veículos de mercadorias seguiam com equipamento da missão de paz sob a responsabilidade de um empreiteiro local. Quando o ataque ocorreu, na terça-feira, os carros seguiam sem escolta da área de Nyala para Porto Sudão, em Darfur do Sul.

Perseguição

Agências de notícias locais disseram que nove veículos seguiam no comboio. Os relatos citam ainda a morte de seis elementos das milícias e a captura de outros três numa perseguição levada a cabo pelas autoridades de segurança da área sudanesa.

Em nota, a Unamid explica que o empreiteiro contrariou as suas instruções, que impedem qualquer movimentação sem escolta armada do seu contingente. Antes, a empresa anunciou que seria acompanhada por uma força da polícia aduaneira sudanesa, o que não ocorreu.

Caravana

O mais recente caso de sequestro de viaturas da operação de paz em Darfur foi em finais de abril, num ataque a uma patrulha. Depois de disparos contra o motorista, as forças de paz perseguiram os atacantes e recuperaram o veículo roubado.

Na operação, foram mortos quatro homens armados e dois capacetes azuis ficaram feridos. A ONU disse que 61 soldados das forças de paz perderam a vida em ações hostis desde que a Unamid foi implantada em Darfur em dezembro de 2007.

Leia Mais:

Novo relator da ONU para o Sudão chega ao país esta quarta-feira

ONU preocupada com conflitos tribais que desalojaram 120 mil em Darfur

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031