Chefe da OIT pede debate global sobre o futuro do trabalho

Ouvir /

Guy Ryder fez pedido no início da 104ª sessão da Conferência Internacional sobre o Trabalho; encontro começou nesta segunda-feira, em Genebra.

Diretor-geral da OIT fala na 104ª sessão da Conferência Internacional sobre o Trabalho, em Genebra. Foto: OIT

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Falando a cerca de 4 mil participantes na 104ª sessão da Conferência Internacional sobre o Trabalho, o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder, pediu um debate global sobre o futuro do trabalho.

O encontro começou nesta segunda-feira, em Genebra, e vai até o dia 13 de junho.

Questões Importantes

O chefe da agência mencionou "empregos, equidade, sustentabilidade, segurança, mobilidade laboral e diálogo social" como questões-chave atuais que devem ser abordadas.

O embaixador angolano junto às Nações Unidas, Apolinário Jorge Correia,  falou à Rádio ONU, de Genebra, e alertou para as "perspetivas sombrias" em termos de emprego global.

"A situação hoje aflige todo o mundo. São números assustadores do desemprego do mundo, do trabalho juvenil, do trabalho decente e outros fatores nomeadamente causados pelas mudanças climáticas. Isso tudo atinge o mundo do trabalho. As expectativas não são boas, são realmente sombrias. Nesta conferência, vamos ter a oportunidade de falar ainda mais e abordar toda a problemática que o mundo do trabalho enfrenta, além dos desafios que se colocam a todos os países."

Desemprego no Mundo

De acordo com o último relatório sobre o panorama social e de emprego no mundo, o desemprego global chegou a 201 milhões de pessoas em 2014, mais de 30 milhões mais alto do que antes do início da crise em 2008.

Além disso, fornecer emprego para mais de 40 milhões de pessoas que entram no mercado de trabalho global a cada ano tem sido um grande desafio.

Além do desemprego, a própria relação trabalhista estaria passando por grande transformação, o que estaria trazendo outros desafios.

A conferência este ano vai discutir diversos outros assuntos, incluindo mudança climática, um proposta de um primeiro padrão internacional de transição de economia informal para formal, o papel das pequenas e médias empresas na criação de empregos e como garantir proteção trabalhista.

Leia Mais:

Angola alerta para "perspetivas sombrias" em relação ao emprego global

Evento de alto nível na Assembleia Geral discute emprego de jovens

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031