Carta da ONU faz 70 anos e Ban pede "maior cooperação" entre nações

Ouvir /

Documento foi a base de criação das Nações Unidas; secretário-geral retorna ao hotel em São Francisco, onde a Carta foi assinada há sete décadas; princípios e funções de todos os órgãos da ONU são listados no documento.

Assinatura da Carta da ONU, em 1945. Foto: ONU/Yould

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Em 26 de junho de 1945, delegações de 50 países assinavam a Carta das Nações Unidas, o primeiro passo para a fundação da ONU. Era o último ano da Segunda Guerra Mundial e o documento esclarecia a principal proposta das Nações Unidas: manter a segurança e a paz internacionais.

Além de detalhar todos os princípios da ONU, a Carta estabelecia a criação dos  órgãos da ONU, como a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.

O documento continua importante 70 anos depois, porque é na Carta da ONU onde estão especificadas todas as funções e regras de funcionamento dos órgãos das Nações Unidas.

São Francisco

A Carta foi assinada no Hotel Fairmont de São Francisco, na Califórnia. E é lá que o secretário-geral da ONU fará um discurso na tarde desta sexta-feira, para celebrar os 70 anos de fundação da organização.

Num editorial publicado no site The Huffington Post, Ban Ki-moon reitera sua esperança de que a humanidade "se una com mais determinação para trabalhar por um mundo mais seguro e por um futuro sustentável".

Mudança Climática

Pedro Leão Velloso, ministro das Relações Exteriores do Brasil em 1945, assinando a Carta da ONU. Foto: ONU/McLain

Segundo ele, o apelo vem num momento em que os países-membros da ONU enfrentam vários desafios globais. No ano em que a organização comemora seu 70° aniversário, Ban destaca que a "meta é transformação", porque esta é a primeira geração que pode erradicar a fome da Terra e a última que pode agir para evitar os piores impactos do aquecimento global.

O secretário-geral também confirma que a ONU continua servindo de vínculo de colaboração entre as nações do mundo. Ban Ki-moon explica que o futuro deve ser de uma cooperação mais profunda entre países, com um espírito de cidadania global que faça jus à promessa do nome da Organização das Nações Unidas.

Confira o vídeo sobre a assinatura da Carta da ONU.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031