Assembleia Geral da ONU endossa plano global para redução do risco de desastres

Ouvir /

Chefe do Escritório das Nações Unidas sobre o tema saudou a reação; plataforma foi adotada durante conferência mundial em Sendai, no Japão; nos últimos 10 anos, 700 mil pessoas morreram por causa de desastres naturais e mais de 1,4 milhão ficaram feridas.

Margareta Wahlström. Foto: ONU/Evan Schneider

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

A chefe do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres, Unisdr, saudou nesta quinta-feira o aval da Assembleia Geral a um novo plano global para reduzir mortes, ferimentos, número de pessoas atingidas e perdas econômicas causadas por esses fenômenos.

Margareta Wahlström afirmou que o órgão agiu rápido para endossar a Plataforma de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, o que é um "sinal de forte apoio político para dar seguimento à sua implementação".

Avaliação

Para a chefe do Escritório, é significativo também que a Assembleia tenha concordado em uma segunda resolução "pedindo a criação de um grupo de trabalho intergovernamental sobre indicadores". Isso vai "permitir a medição do progresso em alcançar as metas pelos próximos 15 anos".

A Plataforma de Sendai foi adotada durante a 3ª Conferência Mundial da ONU sobre Redução do Risco de Desastres, realizada em março, no Japão.

Na última década, mais de 700 mil pessoas morreram, 1,4 milhão ficaram feridas e 23 milhões foram deslocadas por conta de desastres naturais. As perdas econômicas chegaram a US$ 1,3 trilhão, o equivalente a cerca de R$ 4 trilhões.

Mudança

Segundo Wahlström, a Assembleia Geral da ONU "endossou uma grande mudança na ênfase de gerenciamento de desastre para o gerenciamento do risco de desastres".

Ela afirmou que é importante ressaltar que a Plataforma de Sendai aumentou o escopo do gerenciamento do risco de desastres para incluir tanto perigos naturais como os causados pelo homem, em referência, principalmente a riscos ambientais, tecnológicos e biológicos".

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Leia Mais:

OMM: alerta antecipado contra tempestades deve fazer sentido

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031