Acnur preocupado com sequestro de 14 eritreus candidatos a asilo no Sudão

Ouvir /

Uma menina entre as vítimas da ação de homens armados no leste do país; viaturas transportavam 49 candidatos a asilo da Eritreia; agência apoia sobreviventes e prossegue contactos com autoridades.

Acampamento para refugiados. Foto: Acnur

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, revelou esta sexta-feira que está preocupado com o rapto de 14 eritreus por homens armados desconhecidos no leste do Sudão.

O incidente deu-se esta quarta-feira quando o grupo armado que seguia numa camioneta abriu fogo contra um comboio de viaturas do Comissariado Sudanês de Refugiados. A caravana transportava 49 candidatos a asilo da Eritreia.

Menina

Os eritreus deslocavam-se de um centro de receção em Wad Sharifey para o acampamento de refugiados na área de Shagarab. Sete dos sequestrados eram crianças desacompanhadas, incluindo uma menina.

Durante o ataque, seis candidatos a asilo ficaram ligeiramente feridos quando saltaram do camião para fugir. O Acnur disse que está a apoiar os sobreviventes levados ao acampamento enquanto decorrem contactos com as autoridades sudanesas que investigam o caso.

Escolta

Ao governo, a agência pediu que não seja poupado nenhum esforço para prender os responsáveis e levá-los a prestar contas. O outro apelo é que todos os movimentos dos candidatos a asilo sejam sistematicamente escoltados por forças de segurança.

De acordo com a agência, antes do incidente o Governo do Sudão e o Acnur avaliavam ações para reduzir os sequestros e o tráfico na área.

As autoridades endossaram a Estratégia 2015-2017 que pretende abordar o tráfico humano, os raptos e o tráfico humano no país.

Leia Mais:

Darfur: Unamid anuncia recuperação de veículos roubados por homens armados

Novo relator da ONU para o Sudão chega ao país esta quarta-feira

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031