Acnur lança campanha do Dia Mundial dos Refugiados

Ouvir /

Chefe da agência afirmou que todos estão vendo famílias fugindo da violência no mundo inteiro; António Guterres afirmou que não se pode esquecer que são pais e mães, filhos e filhas que tinham uma vida normal antes de serem forçados a fugir.

A modelo e fotógrafa Helena Christensen em visita a refugiados. Foto: Reprodução vídeo Acnur

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, lançou esta terça-feira a campanha para marcar o Dia Mundial dos Refugiados, que é comemorado em 20 de junho.

O chefe da agência, António Guterres, afirmou que "todos estão vendo famílias fugindo da violência no mundo inteiro". Segundo ele, "os números são enormes e representam pais e mães, filhos e filhas".

"Vida Normal"

Guterres disse que são pessoas que levavam uma vida normal antes de serem forçadas a fugir de suas casas.

O Dia Mundial dos Refugiados acontece no momento em que estão ocorrendo vários conflitos, há um crescente número de pessoas deslocadas à força e também um aumento em relação à intolerância e à xenofobia em várias partes do mundo.

Segundo dados do Acnur, o número de deslocados por causa da violência no mundo atingiu 46,3 milhões até junho de 2014. O resultado mostrou uma queda em relação aos 51,2 milhões registrados até o final de 2013. O relatório final sobre o ano passado será divulgado ainda neste mês.

A campanha divulgou vários filmes mostrando artistas e outras celebridades falando sobre o "lado humano do sofrimento dos refugiados". Entre eles estão o escritor Khaled Hosseini e a modelo e fotógrafa Helena Christensen.

Aproximar

Além disso, a atriz Emma Thompson, o ator David Morrissey e o escritor Neil Gaiman vão compartilhar suas experiências de contatos com refugiados e suas famílias.

O objetivo da iniciativa é aproximar o público do problema, mostrando os refugiados como pessoas comuns em circunstâncias extraordinárias.

No dia 20, o Acnur vai realizar eventos para marcar a data em alguns dos 120 países-membros da agência.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031