Unesco vê mais auxilio e preservação de sítios culturais com trégua no Iémen

Ouvir /

Agência vai avaliar danos causados ao património do país durante os ataques aéreos; bens são considerados um testemunho das conquistas da civilização islâmica.

Cidade Velha de Sanaa. Foto: Unesco

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, saudou o anúncio dos cinco dias do cessar-fogo declarados no Iémen.

Para a agência, a trégua iniciada na terça-feira vai permitir que sejam entregues suprimentos humanitários para dar assistência às populações. Além disso,  a responsável disse que poderão ser avaliados os danos causados à herança cultural do país durante os confrontos.

Mesquita

A agência manifestou preocupação com os ataques à Cidade Velha de Sanaa, inscrita na lista de Património Mundial em 1986. O local está situado num vale montanhoso a uma altitude de 2.200 metros. A cidade é habitada há mais de 2,5 mil anos.

Nos séculos 7 e 8, a cidade tornou-se um importante centro para difundir o Islão. O património religioso e político é composto por 103 mesquitas, 14 banhos turcos e mais de 6 mil casas construídas antes do século 11.

A Unesco restaurou a Cidade Velha de Sanaa após uma campanha lançada entre finais das décadas 80 e 90 com o contributo de "vários países e o contínuo compromisso do povo iemenita e do governo".

Património em Perigo

Os outros dois sítios do Património Mundial no Iémen são a velha cidade murada de Shibam e a histórica cidade de Zabid, que também está inscrita na Lista do Património Mundial em Perigo da Unesco.

Após ataques aéreos ocorridos na segunda-feira, Irina Bokova disse estar particularmente triste com o impacto em áreas densamente povoadas de cidades como Sanaa e Saa’dah.

Além do sofrimento humano, a chefe da Unesco apontou para a destruição do património cultural. A herança é considerada um “repositório da identidade das pessoas, da história, da memória e um testemunho excecional para as conquistas da civilização islâmica.”

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

ONU pode aumentar ajuda humanitária no Iêmen com pausa no conflito

PMA anuncia chegada de carregamento de combustível ao Iémen

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031