Sobe para 3,5 mil número de deslocados na região africana do Sahel

Ouvir /

Para a ONU, principal razão são conflitos dentro e fora da região; chefe humanitário saúda aposta de combate ao Boko Haram do novo líder nigeriano;  Muhammudu Buhari toma posse esta sexta-feira.

Agrava vulnerabilidade DE DESLOCADOS. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Mais de 3,5 milhões abandonaram as suas casas na região africana do Sahel, de acordo com o coordenador humanitário da ONU para a área.

Falando esta quinta-feira em Genebra, Robert Piper disse que o número de desalojados quase duplicou nos últimos 16 meses devido, principalmente, à ação de grupos armados.

Emergências

O responsável declarou que a área observa um êxodo de centenas de milhares de pessoas que procuram refúgio em comunidades já vulneráveis.

Muitas pessoas deslocam-se com os seus animais, o que agrava a sua vulnerabilidade durante a movimentação.

A situação piora com os conflitos ocorridos dentro e fora da região de nove países. Um deles é o que decorre no nordeste da Nigéria, onde as milícias Boko Haram forçaram a fuga de milhares de pessoas para os vizinhos Níger e Camarões.

Refúgio

Piper disse que embora tenha havido uma reação “eufórica” à eleição do presidente Muhammudu Buhari, o facto ainda não ajudou aos necessitados. O presidente-eleito da Nigéria toma posse esta sexta-feira.

O coordenador da ONU destacou que o “novo compromisso do governo nigeriano de expulsar o Boko Haram é uma boa notícia”.

Entretanto, 49 funcionários humanitários ligados à Missão da ONU no Mali, Minusma, morreram em ataques ocorridos desde o início do conflito em meados de 2013.

Robert Piper afirmou que esse facto aumentou as dificuldades e os custos de acesso dos trabalhadores humanitários às áreas mais afetadas no norte do país.

Leia Mais:

ONU investiga morte de soldado de paz no Mali

Unicef alerta sobre uso de mulheres e crianças em ataques suicidas na Nigéria

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031