Senador brasileiro fala da contribuição do país ao combate à mudança climática.

Ouvir /

Jorge Viana participou na sede das Nações Unidas da 11ª sessão do Fórum da ONU sobre Florestas; encontro termina nesta sexta-feira.

Combate à mudança climática. Foto: Pnuma

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Termina nesta sexta-feira, na sede das Nações Unidas, em Nova York, a 11ª sessão do Fórum da ONU sobre Florestas. Em entrevista à Rádio ONU, o senador Jorge Viana, parlamentar pelo Acre, falou sobre algumas das expectativas para o fim do encontro.

"Esse fórum precisa de uma resolução sobre floresta que estimule projetos bem feitos, independente de que país, vinculado à ampliação das florestas no mundo".

Mudanças Climáticas

O senador brasileiro,que foi relator de leis como o Código Florestal e a Lei de Acesso à Biodiversidade, falou também sobre a questão das mudanças climáticas.

"O Código Florestal, que faz três anos que nós aprovamos, a sua aplicação está fazendo com que o Brasil cumpra antecipadamente a meta voluntária apresentada de redução das emissões, dando uma grande contribuição para que a gente não tenha uma mudança drástica, no clima, na temperatura, do planeta".

O político também mencionou a Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP 21, marcada para dezembro, em Paris.

"O Brasil está sendo determinante na elaboração de um acordo. Acho que o entendimento ocorrido entre Estados Unidos e China vai ajudar bastante. E não tenho dúvida que é a grande oportunidade que o mundo tem de ter um documento que possa suceder Kioto. Que bom que isso está ocorrendo também com um certo protagonismo do Brasil, que o Brasil chega com autoridade, tanto no congresso de florestas, em outubro, em Durban, como também na COP de Paris."

Realidade

O senador afirmou que a mudança do clima "é uma realidade" e ressaltou a conferência sobre o clima ocorrida na sede da ONU no ano passado.

Jorge Viana disse que é muito importante que "esse esforço das Nações Unidas se materialize com um documento na COP de Paris este ano".

Leia Mais:

Florestas podem ser trunfo nas ações para acabar com fome mundial

Fórum na ONU busca integrar florestas à agenda de desenvolvimento pós-2015

Entrevista: Manoel Sobral Filho

Entrevista: Francisco Oliveira

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031