Piora da segurança na Líbia continua preocupando o TPI

Ouvir /

No Conselho de Segurança, promotora-chefe do Tribunal Penal Internacional cita "brutalidade de assassinatos, ataques terroristas e ameaças a mulheres"; Fatou Bensouda faz apelo para que civis deixem de ser alvo da violência.

Fatou Bensouda. Foto: TPI

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança realizou na tarde desta terça-feira, em Nova York, um encontro sobre a situação na Líbia. A promotora-chefe do Tribunal Penal Internacional, TPI, esteve presente na reunião.

Fatou Bensouda disse que a "piora da situação de segurança" no país continua sendo motivo de grande preocupação para o TPI, para o próprio Conselho e para a comunidade internacional.

Preocupações

A promotora falou sobre "civis inocentes que continuam suportando o peso" da situação. Bensouda citou a "brutalidade de assassinatos, ataques terroristas, ameaças a trabalhadores da mídia, a defensores de direitos humanos e a mulheres", que para ela são muito preocupantes.

Segundo a chefe do TPI, a "Líbia continua a ser dividida, com dois governos buscando legitimidade". Ao Conselho de Segurança, ela explicou que o Tribunal está mediando esforços de cooperação entre autoridades líbias e outros países.

Impunidade

Fatou Bensouda afirmou que a comunidade internacional precisa ser mais "pró-ativa" em explorar soluções para ajudar a Líbia a retomar a estabilidade. O TPI defende a criação de um grupo internacional especializado, que poderia oferecer apoio legal ao país.

Bensouda explicou que assim como o Conselho de Segurança, o TPI "deplora o aumento da violência na Líbia", sendo a principal preocupação o impacto na população civil.

A promotora espera que os responsáveis por violações e abusos dos direitos humanos sejam levados à justiça. No Conselho, Fatou Bensouda considerou possível fazer mais para garantir o retorno da paz e da justiça à Líbia e prometeu que o TPI fará o possível pelo fim da impunidade.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031